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A cultura e o propósito da sua empresa estão afastando talentos!

Atualizado: 5 de ago.

O SolucioneRH é um software de criação de processos seletivos, aplicação de testes e gestão de novas contratações. Em relação ao processo seletivo, a ferramenta possibilita que a empresa crie diversas etapas para diminuir a margem de erro na contratação. Neste artigo, você vai entender como a cultura e o propósito da sua empresa podem estar afastando talentos.


A intenção é dar autonomia para as empresas criarem seus próprios processos seletivos com base nos valores e nas atitudes que são importantes para ela.

Da mesma forma, tem a intenção de auxiliar a empresa a contratar pessoas que tenham afinidade com a cultura do negócio, além do conhecimento técnico. Visto ser muito comum as pessoas serem contratadas pelo perfil técnico (currículo) e demitidas por questões comportamentais.

Pessoas subindo um morro de mãos dadas em equipe

A primeira etapa inicia com um questionário com perguntas técnicas e comportamentais para ajudar a empresa a contratar pela afinidade cultural e performance técnica. As próximas etapas devem entrevistas, presenciais ou online, para conhecer melhor o candidato. Por fim, indicamos que a empresa realize um teste prático para ver como o candidato se comporta com a mão na massa.

Finalizadas essas etapas, a empresa pode aplicar diversos testes, tanto comportamentais, quanto técnicos para avaliar se o candidato tem os pré requisitos para a vaga. São exemplos de testes disponíveis dentro do SolucioneRH, o DISC, muito conhecido entre os recrutadores, pacote Office, redação, inglês e até programação.

O melhor de tudo é que são testes com valores super acessíveis, diferente do que se encontra no mercado num contexto geral. Tudo acontece através da parceria com a Testefer, empresa responsável pelos testes e que conta com um grupo de professores e acadêmicos. Esses profissionais mantém os testes atualizados e validados e eles são oferecidos dentro do SolucioneRH.

A contratação do novo colaborador pode ocorrer toda dentro do software também. Agora, em parceria com a Tecfy, toda a documentação de contratação e demais alinhamentos burocráticos que envolvem essa etapa podem ser acompanhados e realizados no mesmo lugar. Tudo para facilitar a vida do setor de Recursos Humanos.

A importância da cultura e do propósito nas empresas

Um propósito e uma cultura bem definidos são fundamentais para a direção de qualquer empresa. Um propósito deixa mais claro a visão e os objetivos da empresa, enquanto a cultura estabelece os princípios e valores que guiam o comportamento e o trabalho dos colaboradores. Ambos ajudam a manter a empresa focada em sua missão e direcionam as ações de modo a maximizar o sucesso a longo prazo.

A cultura fornece aos colaboradores um senso de direção e significado, tornando os ambientes de trabalho mais colaborativos e produtivos. Ter um propósito claro permite que os funcionários compreendam suas responsabilidades e as metas mais amplas da empresa, o que pode ajudá-los a se sentir parte de algo maior. Além disso, uma cultura sólida e bem definida também pode contribuir para o aumento da satisfação do funcionário e da lealdade à empresa, o que é essencial para a retenção de talentos engajados.

Como identificar a cultura e propósito de uma empresa

Todas as empresas possuem um propósito e uma cultura, mesmo que elas não saibam exatamente qual é. É muito comum as empresas acreditarem que a sua cultura é algo que eles gostariam que ela fosse, mas não é na prática. A cultura é o que a empresa tolera todos os dias, não o que ela diz que faz, mas não realiza na prática. Muitas vezes, a empresa precisa que alguém de fora venha e ajude ela a enxergar e externalizar a sua cultura.

Uma boa forma de visualizar a sua cultura é realizar uma pesquisa de clima. Perguntar para todas as pessoas que trabalham nela qual eles creem que seja a cultura do negócio. Aqui vale pontuar que a cultura nunca é o que a direção/gestão determina e sim o que todas as pessoas que fazem parte do negócio acreditam.

Pensar no propósito e na cultura do negócio é uma tarefa bastante profunda. Não é da boca para fora. Está conectada com o íntimo de cada uma das pessoas que estão lá. Por que os fundadores criaram a empresa? Qual o legado elas querem deixar para a sociedade com ela? Quanto maior o autoconhecimento dos líderes do negócio mais realista será o propósito e a cultura dele e mais pessoas com afinidade cultural elas irão encontrar. Mas para isso acontecer é necessário montar um bom processo seletivo e um bom onboarding.

Quando bem estruturado um propósito e uma cultura dentro da empresa ela ganha muito mais chances de se destacar expressivamente das demais do mesmo segmento de mercado. São exemplos disso a Apple, a Microsoft, o Google, a Netflix e tantas outras que se tornaram gigantes no mundo. Elas tinham acesso aos mesmos talentos e a mesma tecnologia que seus concorrentes e mesmo assim se destacaram deles.

A influência da cultura e propósito na contratação de talentos

A forma como as pessoas se relacionam com os seus locais de trabalho mudou.


Antigamente uma pessoa trabalhava na mesma empresa por muitos e muitos anos pela estabilidade financeira que ela oferecia. Era muito comum que essa pessoa nem mesmo gostasse de fazer o que fazia o que gerava diversas dificuldades que variavam entre emocional, relacionamento e até mesmo doenças mentais, sendo a ansiedade, a depressão e o abuso de substâncias.

Isso mudou. As novas gerações buscam um relacionamento mais saudável com os seus locais de trabalho. Cada vez mais os jovens querem estar em locais nos quais se sintam bem, ouvidos, inclusos nas decisões e que tenham uma cultura próxima a sua. Quando essas pessoas acreditam que estão na empresa certa a qualidade do seu trabalho aumenta significativamente. Todo mundo ganha.

Para selecionar bem existem inúmeras estratégias que podem ser aplicadas pela empresa.


Essas ações podem ir desde um processo seletivo que avalia o grau de afinidade do candidato com a cultura do negócio, até ações de marketing que deixam claras quais são os valores e as atitudes importantes para o negócio.

Dessa forma, pessoas que acreditam nas mesmas coisas, ou em algo semelhante, irão se aproximar da empresa aos poucos. Essa aproximação poderá ser tanto para fazer parte do time, quanto para se tornar um novo consumidor.

Esses são apenas alguns tópicos que podem ajudar você e a sua empresa a entender a importância de ter um propósito e uma cultura bem definidos. Além disso, compartilhamos algumas dicas de como fazer isso se tornar realidade para você poder colher os frutos em um médio e longo prazo desses conceitos e das ações necessárias para que eles se tornem realidade.

E aí, o que achou do conteúdo?


Conseguiu tirar alguns insights para aplicar no seu negócio? Sabemos que não é nada fácil aplicar essas dicas, mas é super possível. Comece aos poucos e quando você se der conta sua empresa terá mudado bastante. Precisando de ajuda? Entre em contato conosco!

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