O significado da sigla OKR é Objectives and Key Results, que em tradução livre ao português quer dizer Objetivos e Resultados-chave. Sendo assim, as letras indicam justamente o foco principal dessa metodologia de gestão: facilitar a definição e acompanhamento dos objetivos e resultados esperados. Neste artigo, você vai entender melhor o que é um OKR.
O que é OKR?
Como já citamos anteriormente, OKR é uma metodologia de gestão. Ela serve para organizar a forma como uma empresa olha para os objetivos e os resultados que possibilitam mensurá-los. Por isso, Objectives and Key Results.
Simplificando as definições, temos:
Objectives (Objetivos)
Descrição simples e objetiva do que a empresa pretende alcançar;
Deve ser qualitativo;
Além de concisos e claros, precisam ser aspiracionais; ou seja, fazer com que as pessoas o mantenham em mente e desejem alcançá-lo.
Key Results (Resultados-chave)
São as metas necessárias para alcançar os objetivos;
Devem ser quantitativas;
Cada objetivo deve ter de dois a cinco resultados-chave;
Indicam se os objetivos foram alcançados dentro do espaço de tempo planejado;
O período a ser avaliado normalmente é de três meses para OKRs táticos e um ano para OKRs estratégicos.
Com todas essas definições, podemos entender que a metodologia OKR cabe na frase: “Eu vou (Objetivos) medido por (Resultados-chave)”.
Além do mais, se pensarmos bem, os OKRs ainda são uma efetiva ferramenta de comunicação. Com elas, as equipes se mantêm alinhadas sobre qual é o foco da empresa e em quais indicadores o esforço deve ser depositado.
É claro que só conceitos não são capazes de dar uma ideia clara de como implementar a metodologia OKR. Sendo assim, criamos alguns exemplos abaixo para que você possa se orientar e aplicar ao seu negócio.
Exemplos de OKR para se inspirar
Exemplo de OKR #1
Objetivo: aumentar as vendas
1º Key Result: aumentar o número de clientes em potencial em 80%
2º Key Result: ter mais receitas com subprodutos e upsell – aumento de 15%
3º Key Result: reduzir em 25% o ciclo de vendas
Exemplo de OKR #2
Objetivo 2: melhorar o atendimento ao cliente
1º Key Result: manter nota média da avaliação dos atendimentos acima de 7
2º Key Result: aumentar a velocidade de resposta em 50%
3º Key Result: implementar autoatendimento para demandas simples
4º Key Result: resolver ao menos 97% de todos os atendimentos
Exemplo de OKR #3
Objetivo 3: ser referência na minha área de atuação
1º Key Result: estar na 1ª página do Google para minha principal palavra-chave
2º Key Result: aumentar em 60% o número de novos clientes em canais digitais
3º Key Result: alcançar o maior número de seguidores nas redes sociais entre meus concorrentes diretos
Lembrando que para cada Key Result é necessário desmembrá-lo em: como vamos alcançar estes resultados, o que precisa ser feito e como vamos fazer para medi-los, no caso os seus KPIs (indicadores de performance).
O mais interessante que a metodologia de OKRs podem ser usadas em qualquer área da empresa, inclusive para realizar o seu Recrutamento e Seleção de uma forma mais assertiva e com indicadores.
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