Semana passada, o Business Roundtable — uma associação que reúne os CEOs das 200 maiores corporações americanas que, juntas, possuem um faturamento de mais de US$ 7 trilhões (mais que o triplo do PIB brasileiro) — publicou um manifesto dizendo que o lucro não é mais o maior propósito das empresas.
“…o lucro não é mais o maior propósito das empresas.”
Agora, no novo capitalismo, o compromisso maior deve ser com todos os stakeholders. Ou seja: consumidores, empregados, fornecedores e comunidade.
Por mais que descrentes digam não passar de conversa, esta é a maior mudança no conceito de capitalismo desde que Milton Friedman fez o antológico artigo no NY Times que afirmava que a única missão das companhias era gerar lucro. Isso lá na década de 70.
É bom lembrar que o próprio Business Roundtable colocava o lucro como eixo de atuação das empresas desde 1997 no seu manifesto Ou seja, é uma mudança histórica e assinada por CEOs de empresas do porte de Amazon, Apple, Walmart, IBM, JP Morgan, AT&T, ExxonMobil e Ford, Coca-Cola, entre outras.
A iniciativa ganha ainda mais importância se somada ao que ocorreu em 2018. No começo do ano passado, o CEO da Black Rock — a maior gestora de ativos do mundo, com mais de US$ 6,5 trilhões — enviou uma carta aberta aos CEOS de todas as companhias investidas no mundo afirmando que as empresas devem identificar um propósito, além do lucro, para contribuir positivamente com a transformação da sociedade. Quem não fizer isso, corre o risco de cair fora da lista de empresas investidas pela Black Rock.
Confira a carta aqui em português.
O assunto movimentou os Estados Unidos. As chamadas B-Corps — que possuem uma certificação concedida apenas a empresas comprometidas com funcionários, consumidores, fornecedores, comunidade e meio ambiente — fizeram um anúncio de página no NY Times chamando os CEOs do Business Roundtable para a ação.
“Let’s get to work”, dizia o anúncio assinado por CEOs de 33 empresas como Natura, Patagonia e Ben&Jerry’s.
Veja o anúncio aqui em inglês.
Então é isso. Ao trabalho, amigos :)
Francisco Spiandorello, Consultor e Publicitário.
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