Trabalhar de forma multidisciplinar é algo indescritível, prazeroso. Quem já trabalhou dessa forma e se manteve aberto à novos aprendizados e a ouvir, de fato, opiniões diferentes das suas, entende do que estou falando. Neste artigo, vamos passar algumas boas ideias para que você cuide do seu colaborador como você deseja cuidar do seu cliente.
Durante nossa jornada como consultores tivemos dificuldade de nos fazer entender de uma maneira simples, direta. A nossa proposta foi juntar pessoas com conhecimento de mercado e marca com outras de gestão, emoção e comportamento para desenvolver ideias, projetos e estratégias diferentes das disponíveis no mercado.
Depois de alguns clientes na cartilha e algumas ações mostrando o resultado, conseguimos visualizar, com mais clareza, o que podemos entregar e qual é o nosso diferencial.
Vimos que somos muito bons em elaborar estratégias inovadoras para a experiência do cliente. Não para o nosso cliente, mas para o cliente do nosso cliente. Trabalhamos desde a parte interna da empresa, a sua cultura, até a venda do produto ou serviço.
Nesse processo passamos a entender que o colaborador da empresa também é, de uma forma ou de outra, cliente da empresa na qual ele trabalha. Simon Sinek citou a seguinte frase: “Os clientes nunca vão amar uma empresa até que seus colaboradores a amem primeiro”.
Quando falamos na jornada do cliente, estamos falando dos colaboradores daquela empresa também. Afinal, são eles os responsáveis por colocar em prática todos os processos para apresentar uma boa imagem e realizar uma boa venda lá no final.
Então, se você manda seus colaboradores atenderem bem os seus clientes, mas os trata mal, está na hora de rever seus conceitos. Você não está pregando o que fala. Lembra daquela expressão “moral de cueca”? Pois é.
Se você preza, de fato, em atender de forma ímpar os seus clientes e criar formas de tratar igual os seus colaboradores, todos irão amar a sua empresa e a sua marca. Não é uma tarefa fácil, ou simples, mas vai fazer toda a diferença.
Experimente fazer alguns exercícios simples, crie momentos com seu time para compartilhar conhecimento, avaliar pontos positivos e negativos, elaborar um plano de ação em conjunto e não deixe de colocar em prática, de fato.
Esteja preparado para ouvir coisas que você não vai gostar muito. Nada disso terá importância se você não estiver disposto a ouvir de forma legítima. Esses são apenas alguns exemplos de atitudes valiosas para aumentar a produtividade e engajamento da sua equipe. Cuide do seu colaborador como você deseja cuidar do seu cliente.
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